quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Viralizando

O que toda empresa deseja é ter seu nome na "boca" das pessoas. Como comentei aqui, a internet está sendo cada vez mais explorada pelas empresas e uma das ferramentas de publicidade mais eficiente no mundo atual é o chamado marketing viral.

Funciona basicamente da seguinte maneira: a empresa lança campanhas/promoções nas redes sociais e os próprios internautas se encarregam de repassar a informação adiante. Por isso o uso do termo "viral"; o sentido de "contaminar" várias pessoas rapidamente é o intuito deste tipo de publicidade.

Uns exemplos atuais que gostaria de compartilhar com vocês são as campanhas da Coca-Cola e da Red Bull. A primeira tem sua campanha "Abra a Felicidade" disseminada por várias ações filmadas e publicadas na internet, como a do vídeo que se segue:




Já o energético vai produzir um filme que será lançado em setembro deste ano e conta a história de atletas do snowboard praticando grandes manobras em diversas partes do mundo, intitulado de "A arte de voar":


   
O trailer em si já se tornou um grande comercial para a marca, e ainda por cima, a Quiksilver e a Canon pegam carona no vídeo que já se transformou em um poderoso viral, atingindo mais de um milhão de views em menos de dez dias; garantia de retorno para todos os envolvidos.

E ainda assim alguns empresários acham que publicidade é gasto e não investimento. Dó!

2 comentários:

Drika Alves disse...

Amiga, adorei esse novo post!! Adoro esse formato de viralização. Temos uma resposta do público de imediato.! Legal adorei...

Ivana Morais disse...

Poizé amiga, muito legal mesmo né? Isso ainda vai render muitos frutos para os empresários espertos... hehehe Beijos!