terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A nova arma dos consumidores



Um assunto que já está virando clichê é a correlação das redes sociais + a publicidade. Felizmente, as empresas estão sabendo utilizá-las para focar a comunicação em um público-alvo específico e altamente segmentado, não somente como um canal de publicidade e sim como um canal onde elas podem estabelecer uma comunicação para se relacionar e se aproximar de seus consumidores.

Vendo isto, o público pôde perceber que agora, ao expressar admiração ou revolta por alguma marca ou empresa, ele pode obter uma resposta rápida e muitas vezes significativa. Eu pude perceber isto ao citar no twitter a faculdade em que estudo. Imediatamente me mandaram uma DM e começamos a estabelecer uma conversa para tentar resolver o meu problema (que aliás não foi resolvido, mas isto não vem ao caso, vou poupá-los do meu stress level 100).

Percebam que atualmente as organizações buscam cada vez mais ampliar sua fatia de mercado, conquistar mais consumidores, elaborar estratégias que dêem a eles a percepção de valor em seus produtos/serviços, mas por muitas vezes esquecem de atender o consumidor já conquistado (o que é caso da minha faculdade - ok, prometi que iria poupá-los, mas não pude me conter, desculpem). E é aí que entra meu lado consumidor. Porque antes de ser uma - futura - publicitária, sou uma consumidora. Mas não sou uma simples consumidora, sou consumista; daquelas viciadas mesmo. E como todos bons consumidores que somos, almejamos qualidade no produto/serviço adquirido.

Sendo assim, peço para que atentem para o título deste post. Vocês conseguem perceber o poder que temos em nossas mãos? O consumidor está super valorizado, a publicidade está toda voltada na sua satisfação. Empresas estão contratando serviços de marketing especializado no relacionamento com o consumidor, que exploram o chamado marketing viral (propaganda boca a boca) que é uma das ferramentas de publicidade mais eficiente e que não gera nenhum custo. E o principal meio para fomentar isto são as redes sociais.

O que precisamos entender é que o sucesso de qualquer empresa, independente da área de atuação, depende da mesma coisa: a satisfação de seus clientes. Felizes são os empresários que vêem seus produtos/serviços pelo outro ângulo. Além de gerar novos consumidores, mantêm os antigos fiéis e obtêm cada vez mais lucro e índice de satisfação com a marca. É chegada a hora dos empresários fazerem "novas amizades". É bom para eles, para nós (publicitários) e para nós (consumidores).

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