quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

De treze letras


O ser humano tem uma grande tendência a deixar-se levar por crenças que nos levam a praticar rituais estranhos no nosso dia-a-dia. A chamada superstição é a maior causadora desse efeito "paranóico" de muitas pessoas que acreditam piamente que tudo pode mudar por conta de um elemento qualquer.

Hoje pela manhã fui submetida ao exame teórico do Detran. Chegando lá, ao receber o número da minha senha de atendimento, me peguei com pensamentos como estes: "53! O ano de nascimento da minha mãe, vai ser moleza!". Depois, com número do computador que eu ia fazer a prova: "18, a diferença de idade entre meu cunhado e meu namorado!". E ao término da prova, quando apareceu o resultado: "28, a data de aniversário do primo da amiga do... peraí, o que estou fazendo?!" Me toquei da baboseira que eu estava pensando enquanto deveria estar preocupada com as pendências do trabalho ou a comida que eu esqueci de colocar pro cachorro ao sair de casa (tadinho). Foi aí que me ocorreu outro pensamento; quantas pessoas não praticam uma rotina de superstições e fazem suas vidas girarem em torno disso?!

Você, por exemplo, é uma destas pessoas! Naquele dia que seu time foi campeão você estava com uma cueca do Goku e desde este dia vai para todos os jogos com a maldita (ou seria bendita?) cueca, não é mesmo? 'E ái' de sua mãe se lavá-la! Aliás, tadinha da sua mãe; mal sabe ela que quando seu time perder na próxima partida você vai jogar aquela cueca podre "que não funciona mais" no cesto de roupa suja para a coitada lavar. Logo ela, a quem você salvou todas as vezes que desvirou os chinelos de maneira obsessiva, pois se eles estivessem com a sola para cima, uma contagem regressiva se iniciava para sua morte ou a de seu pai. Eles que sempre fizeram de tudo por você; colocando comida na mesa com o dinheiro que recebiam ao usar amarelo no reveillon e colocando caroços de uva nas carteiras! Falando em ano novo, esse ano tá difícil porque você não pulou aquelas 7 ondinhas, né? Mas poxa, não precisa ficar assim só porque hoje é sexta-feira 13 e você acordou atrasado. E daí que aquele pãozinho do café da manhã caiu com a parte da manteiga virada para o chão? Não precisa ficar transtornado quando sair de casa depois de abrir a porta girando o trinco três vezes e se deparar com um gato preto. Depois de passar por baixo daquela escada você chega pontualmente na sua entrevista de emprego! Ah, e não se esqueça de entrar com o pé direto, viu? Tá com a cueca do Goku?

Um comentário:

Isabel Greco disse...

Não sabia q tu tinha voltado com blog ^^
eu começei um tem um tempo ^^
Vou colocar p te seguir guiga :**
http://multitrecos.blogspot.com/