quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Temos nosso próprio tempo


Meia-noite, uma da manhã. As horas vão passando e me vejo revirando na cama, coisa que raramente acontece. Meu sono vem simultaneamente ao meu deitar. Mas o que raios me faz perder o sono? Agitação demais. Empolgação de um dia muito bom, que eu custo em aceitar seu término. Ansiedade pelo dia seguinte, preocupações, problemas, soluções. Porém há dias em que simplesmente o sono não vem, e conseqüentemente, vêm os pensamentos. Até o mergulho profundo, a cabeça fica ocupada e transtornada.

É antes de dormir que me ocorrem os pensamentos mais fúteis, as idéias mais loucas, os sentimentos mais profundos. Sinceramente, eu só durmo à noite porque é necessário. Minha cabeça fica à mil, dá vontade de estudar, criar alguma coisa, arrumar a casa, ajeitar o botão da blusa. Quantas vezes já levantei da cama pra assaltar a geladeira, resolver aquele problema do trabalho, passar a limpo aquela matéria, atazanar o cachorro... me recuso a ter que dormir! Porque o dia tem que acabar? Quero aproveitar cada segundo dele, mas o corpo cansado fala mais alto e não adianta querer prolongar o tempo; é hora de recarregar as baterias para poder aproveitar melhor o dia que está por vir.

E ele sempre vem trazendo consigo 24 horas. Só que vocês já pararam pra pensar que a gente passa a maior parte destas 24 horas desperdiçando-as? É, e é por isso que quando se vê, os pássaros já estão cantando, o sol já está raiando e você já está atrasado para o trabalho. "O tempo passa muito rápido", você diz. Ainda bem que o tempo passa! Já imaginou o desespero que tomaria conta de nós se tivéssemos que suportar uma segunda-feira eterna?

Sim, o tempo passa e nós mudamos. Ficamos tão sérios, tão preocupados e sempre tão sem tempo para coisa alguma. Como diria Henfil, "bem aventurado é aquele que consegue acordar a tempo de perceber que melhor do que fazer horas extras no trabalho ou perder noites de sono em algum projeto ou pesquisa, é sempre reservar um tempo para preservar suas amizades, dedicando-se às pessoas que você ama, à sua família. A felicidade está conosco o tempo todo: nós é que muitas vezes não damos a menor bola pra ela." Não damos bola e empurramos a vida com a barriga, e quando vemos, estamos insatisfeitos com o trabalho, com a esposa, com a vida. Mas ora bolas, o que você fez para isso? Dedicou todas as suas horas extras para o trabalho que não lhe satisfaz, a esposa está sentindo sua falta e você está estressado e cansado demais para sair. Pare e perceba que o tempo que você gosta de perder não é tempo perdido. Se dedicar-se ao trabalho é prazeiroso para você, faça isso! Brinque com seus filhos, converse com seu companheiro (a), vá à praia ao entardecer, compartilhe bons momentos com as pessoas queridas, VIVA com prazer!

Só há um tempo em que é fundamental despertar e esse tempo é agora. E como diria nosso querido Mário Quintana: "Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo." Pense nisso.

Nenhum comentário: